Blima Bracher

Ambulatório para feridos facilita atendimento em Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna
A Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (04) o Ambulatório de Feridas. O novo espaço é destinado ao atendimento de pacientes com feridas crônicas, que são aquelas que não cicatrizam dentro de um período de tempo normal.

O Ambulatório conta com uma equipe de profissionais de saúde especializados no tratamento de feridas crônicas, incluindo médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais. A equipe trabalha em conjunto para desenvolver um plano de tratamento individualizado para cada paciente.

Anderson Gariglio Rocha, cirurgião cardiovascular, médico responsável pelo ambulatório, comenta que o trabalho terá início com as feridas do pé diabético, diminuindo o número de amputações e, além dos atendimentos, trabalhará também na prevenção.

O prefeito Angelo Oswaldo, acompanhado da vice-prefeita Regina Braga, aproveitou a oportunidade para comentar sobre os avanços na saúde do Município, desde o início da gestão: “O Ambulatório de Feridas é um dos marcos desse progresso, assegura que as feridas não prosperem e se tornem crônicas, além de ampliar a qualidade dos serviços que serão ofertados na saúde ouro-pretana que cresce com solidez”, coloca o prefeito.

O secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, explica que os curativos continuarão sendo feitos nas unidades, mas que os casos que necessitam de um cuidado maior serão encaminhados pela atenção primária ao atendimento no Ambulatório de Feridas. Thiago Ramos, médico angiologista da Policlínica, disse que, com esse atendimento, a fila de especialidades na Policlínica vai diminuir e o acesso da população aos cuidados, vai aumentar.

Funcionamento do Ambulatório

Os pacientes com feridas crônicas serão encaminhados pela atenção primária à saúde para acompanhamento do Ambulatório, e o paciente será avaliado e os procedimentos necessários serão realizados. A primeira avaliação será com o Dr. Anderson e haverá acompanhamento, caso necessário, com ortopedista ou angiologista.

Além da equipe médica, o ambulatório conta também com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais, para que o paciente possua o melhor atendimento.

O Ambulatório de Feridas está localizado na Policlínica Municipal, na Rua Mecânico José Português, 240, no bairro São Cristóvão. Os atendimentos são realizados por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

Texto: Júlia Adrielle / Revisão: Victor Stutz

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments