Em Ouro Preto

Alunos de escolas públicas de Ouro Preto visitam ETA Itabirito

Imagem: Bernardo Marotta
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, proporcionou aos alunos das Escolas Municipais Alfredo Baeta, Hélio Homem e Padre Carmélio uma visita técnica, nesta semana, à Estação de Tratamento de Água (ETA) Itacolomi, com o objetivo de incentivar e educar sobre o uso mais consciente da água, com práticas envolvendo a cidadania ambiental.

No espaço, as seis turmas participantes, nos dias 30 de março, 02 e 03 de abril, foram acompanhadas por professores, técnicos e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Saneouro. Durante a visita, os jovens puderam ser introduzidos aos processos e métodos para garantir a água potável em nosso Município e aprenderam sobre a necessidade de seu tratamento para a saúde dos cidadãos.

Segundo Lúcia Ribeiro, professora da Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria, a importância desta ação e do programa para os alunos é muito grande. “A água daqui a algum tempo vai faltar, se a gente não economizar. Então precisamos levar os alunos a lugares como este para que tenham mais consciência ambiental diante do próximo”, destacou a professora.

Além disso, os alunos foram sensibilizados sobre a necessidade de preservação desta riqueza natural para as futuras gerações e para o planeta. Rian Lucas, tem 10 anos, é estudante da Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria e disse: “Eu achei muito legal, gostei muito da parte em que a moça fez uma química. Aprendi que não podemos desperdiçar e precisamos economizar, pois outras pessoas precisam usar”, ressaltou o aluno.

E por meio do conhecimento adquirido, os estudantes retornaram para suas casas e escolas mais conscientes e prontos para compartilhar sua mensagem em prol da sustentabilidade. Afinal, sem água, não temos vida. Portanto, economize você também!

Texto: Bernardo Marotta / Revisão: Greiza Tavarez

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Ouro Preto vai fortalecer divulgação de destino turístico com nova parceria da Rede Minas

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da qual Ouro Preto faz parte, e…

8 de outubro de 2025

Novo Centro de Habitação da APAE é inaugurado em Ouro Preto

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ouro Preto ganhou uma nova…

1 de outubro de 2025

Programa Sextas Abertas chega ao distrito de Antônio Pereira em Ouro Preto

Segundo Rachel Falcão, idealizadora e coordenadora do projeto pela FAOP, “a extensão das ações do…

29 de setembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!