Em Ouro Preto

ALerta para leishimaniose e doenças infecciosas

Imagem: Fabíola Moreira
As leishmanioses são doenças infecciosas não contagiosas causadas pelos protozoários do gênero Leishmania, transmitidas pelos dípteros do gênero Lutzomyia, conhecidos como mosquito-palha. Essas enfermidades se subdividem em Leishmaniose Visceral (LV) e Leishmaniose Tegumentar (LT).

Durante os meses de setembro e outubro, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde lançou um formulário sobre Leishmaniose e Esporotricose para a população responder. Segundo Dhiordan Lovestain, diretor de Vigilância em Saúde, o formulário visava coletar informações essenciais sobre a percepção dos habitantes de Ouro Preto em relação aos casos de Leishmaniose e Esporotricose. As respostas foram utilizadas para análise situacional e aprimoramento das ações de vigilância em saúde, otimizando conscientização, educação em saúde e testagem em cães e gatos.

Até 31 de outubro de 2023, foram obtidas 502 respostas. A maioria dos entrevistados (58,6%) possui conhecimento limitado sobre leishmanioses, e 85,9% não diferencia a leishmaniose visceral e tegumentar. Quase a totalidade (99,6%) nunca teve leishmaniose tegumentar. A análise epidemiológica da leishmaniose visceral revela informações cruciais sobre sua evolução ao longo do tempo.

De 2005 a 2008, observou-se um baixo número de casos positivos em cães, com o pico em 2008, totalizando apenas 4 casos. Entre 2017 e 2020, houve aumento significativo, registrando 70 casos de leishmaniose visceral em cães. Em 2019, esse número subiu para 82 casos no município.

É importante frisar o aumento dos casos de leishmaniose tegumentar e visceral em humanos no município de 2011 a 2022, com crescimento mais acentuado a partir de 2016. Entre março e agosto de 2023, foram realizadas 121 coletas de amostras de sangue canino na sede e nos distritos, com destaque para Antônio Pereira e o bairro Piedade em Ouro Preto. Inicialmente, foram realizados 175 testes rápidos, sendo 34 amostras positivas, encaminhadas à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e submetidas ao teste confirmatório. Entre essas amostras, 8 testaram positivo para LVC, sendo 28 resultados negativos e 1 resultado indeterminado.

Como prevenir a Leishmaniose:

Utilize repelentes específicos para cães, recomendados pelo veterinário, para afastar os flebótomos e reduzir as chances de picada e infecção.
Coloque telas em portas e janelas para impedir a entrada de insetos em casa, especialmente durante o amanhecer e entardecer, quando os flebótomos são mais ativos. Use mosquiteiros na área de repouso do seu cão.
Mantenha o ambiente limpo, evitando acúmulo de matéria orgânica e áreas com vegetação densa, atrativas para os flebótomos.
Realize exames periódicos em seu cão para detectar precocemente a presença do parasita, aumentando as chances de tratamento eficaz.

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto oferece testes gratuitos para Leishmaniose Visceral Canina (LVC). Em caso de sintomas, agende o teste pelos seguintes telefones:

– Vigilância em Saúde: 3559-3250

– CATA: (31) 98605-8471

Texto: Marcelo Gonçalves / Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Fique atento às oficinas ofetecidas pelo Festival Tudo é Jazz em Ouro Preto

O Festival Tudo é Jazz promove neste final de semana oficinas gratuitas para músicos. As…

6 de agosto de 2025

Autor de “Escrava Isaura”, Bernardo Guimarães tem semana de homenagens em Ouro Preto.

De 11 a 15 de agosto, Ouro Preto convida para uma semana especial em homenagem…

31 de julho de 2025

Ouro Preto: Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Imagem: Arthur Xavier/ PMOP A Secretaria de Agropecuária promoveu uma reunião para garantir a construção…

30 de julho de 2025

Mais um reconhecimento ao trabalho realizado na Casa de Cultura Negra de Ouro Preto

Imagem: Neno Vianna/ PMOP O reconhecimento das políticas de valorização da memória e identidade do…

29 de julho de 2025

Ano Jubilar: “Mãe, Virgem da Lapa, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança.”

SANTUÁRIO MARIANO ARQUIDIOCESANO 303 ANOS DE DEVOÇÃO 35º ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PADRE MARCELO…

25 de julho de 2025

Nova sinalização nas ruas de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto inaugura, em 6 de agosto, a nova sinalização turística da…

25 de julho de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!