Em Ouro Preto

Adote um espaço público em Ouro Preto

O programa quer mobilizar o poder público e a sociedade em prol do embelezamento e cuidado da cidade. A campanha tem o objetivo de promover a participação da sociedade civil organizada (entidades civis, associações de bairros) e pessoas jurídicas, legalmente constituídas e cadastradas na criação e manutenção dos espaços públicos, mediante aprovação prévia da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e respeitando as normativas técnicas de preservação, O programa da Prefeitura se chama “Adote um Espaço Ele vai viabilizar a instalação, manutenção, recuperação e construção dos mobiliários urbanos (pontos de ônibus, bancos, lixeiras, academias ao ar livre, jardins, praças, quadras, campos, mirantes e afins), oferecendo conforto e segurança na sua utilização, regulamentado por Decreto do Executivo.

A iniciativa visa ainda incentivar a população a fazer o uso de vias e áreas públicas, garantindo um espaço seguro e harmonizado para momentos de lazer e entretenimento ao ar livre. A quem adotar o espaço poderá será facultado o direito de inserção de mensagens publicitárias e de divulgação de produtos nos abrigos, sendo de preferência painéis disponibilizados e previamente aprovados pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, ficando isentos de taxas e pagamentos de publicidade e propaganda, bem como de uso e ocupação do solo no período de vigência desta adoção.

A realização da parceria se dará através de Termo de Convênio firmado entre os interessados em fazer parte do programa e o Poder Público Municipal. O Município promoverá chamamento público específico para adoção de respectivas áreas públicas, a ser divulgado por meio de edital e dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.

Confira o decreto completo no Diário Oficial do Município: https://ouropreto.mg.gov.br/transparencia/diario-publicacoes/2726

Foto: Praça da Estação – Ane Souz

Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Escola de Farmácia de Ouro Preto comemora 186 anos de tradição e história

“ A Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto, Escola de Farmácia de Ouro Preto…

3 de abril de 2025

Antropólogo Edilson Pereira lança livro sobre a Semana Santa de Ouro Preto

O livro A Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto (Papéis Selvagens),…

2 de abril de 2025

Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa registrada como Patrimônio Imaterial

Imagem: Patrick de Araújo Texto: Patrick de Araújo/ Revisão: Victor Stutz Na última quinta-feira, dia…

31 de março de 2025

Documentário sobre o Festival da Terra em Ouro Preto

O documentário explora o papel da juventude na agroecologia e a relevância de fortalecer práticas…

27 de março de 2025

Restauração da capela de Sant’ Ana na Chapada

Imagem: Neno Viana - PMOP Por: Vívian Chagas A primeira etapa das obras de restauração…

26 de março de 2025

Ouro Preto e distritos esperam 60 mil turistas na Semana Santa

Ouro Preto se prepara para receber um dos maiores públicos da história, com uma estimativa…

25 de março de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!