Em Ouro Preto

Adote um espaço público em Ouro Preto

O programa quer mobilizar o poder público e a sociedade em prol do embelezamento e cuidado da cidade. A campanha tem o objetivo de promover a participação da sociedade civil organizada (entidades civis, associações de bairros) e pessoas jurídicas, legalmente constituídas e cadastradas na criação e manutenção dos espaços públicos, mediante aprovação prévia da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio e respeitando as normativas técnicas de preservação, O programa da Prefeitura se chama “Adote um Espaço Ele vai viabilizar a instalação, manutenção, recuperação e construção dos mobiliários urbanos (pontos de ônibus, bancos, lixeiras, academias ao ar livre, jardins, praças, quadras, campos, mirantes e afins), oferecendo conforto e segurança na sua utilização, regulamentado por Decreto do Executivo.

A iniciativa visa ainda incentivar a população a fazer o uso de vias e áreas públicas, garantindo um espaço seguro e harmonizado para momentos de lazer e entretenimento ao ar livre. A quem adotar o espaço poderá será facultado o direito de inserção de mensagens publicitárias e de divulgação de produtos nos abrigos, sendo de preferência painéis disponibilizados e previamente aprovados pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, ficando isentos de taxas e pagamentos de publicidade e propaganda, bem como de uso e ocupação do solo no período de vigência desta adoção.

A realização da parceria se dará através de Termo de Convênio firmado entre os interessados em fazer parte do programa e o Poder Público Municipal. O Município promoverá chamamento público específico para adoção de respectivas áreas públicas, a ser divulgado por meio de edital e dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.

Confira o decreto completo no Diário Oficial do Município: https://ouropreto.mg.gov.br/transparencia/diario-publicacoes/2726

Foto: Praça da Estação – Ane Souz

Superintendência de Atos, Chancelaria e MemóriaDepartamento de Comunicação

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Moreno Veloso leva música e boa prosa ao interior mineiro com o Programa “Sílabas e Sons”

Filho de Caetano Veloso, o cantor e compositor baiano se apresenta em Mariana, Ouro Preto…

5 de novembro de 2025

Prefeitura promove pavimentação com asfalto no Bairro Lagoa

Imagem contendo brasão do município de Ouro Preto mais a esquerda, um pouco mais a…

31 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Amor é para os fracos, nós fomos felizes pra K*”

Hoje eu dormi com você e, agora, escrevendo tive que limpar meus óculos três vezes,…

27 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: ” Dormindo com um iceberg “

Certa noite acordei em BH no meu ap e dei de cara com um icebetg…

22 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher: “Uma mulher de oncinha não quer guerra com ninguém”

Um dia meu ex- namorido abriu meu closet e falou: " Blima, se o Ibama…

20 de outubro de 2025

Crônica, por Blima Bracher; Ney Cocada e o incêndio em Ouro Preto

Corria o dia 8 de abril de 1979 em Ouro Preto. As labaredas lambiam uma…

19 de outubro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!