Em Ouro Preto

Acervo Otávio Luiz Machado reconhecido pelo Ministério da Cultura

O Acervo Otávio Luiz Machado é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.
O coordenador e idealizador, Professor Otávio Luiz Machado, recebeu a confirmação do Ministério da Cultura da certificação do trabalho coletivo na tarde dessa sexta-feira (28/06/2024). O Acervo guarda uma parte importante da história de Ouro Preto, que consistente em entrevistas gravadas ao longo de 20 anos com personagens que contracenaram no cenário Ouro Preto desde os anos 1920, fotos raras e outros Documentos, que inclusive já serviram como base para a produção de livros e outras publicações sobre a cidade patrimônio da humanidade. Segundo o coordenador, a certificação atende aos interesses “para que esse acervo seja cada vez mais preservado e ampliado, inclusive ganhando domínio público”. O certificado de reconhecimento apontou o seguinte:
“O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultura, reconhece o coletivo/entidade Acervo Otávio Luiz Machado como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014). Este certificado comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural do Brasil. Data de certificação: 28/06/2014”.
O Ponto de Cultura Acervo Otávio Luiz Machado é uma iniciativa que percorre as áreas de história, divulgação cultural, arquivos, biblioteca, cultura digital, livro, leitura e literatura, audiovisual, economia criativa e solidária, memória e patrimônio cultural, artesanato, dentre outras. O mesmo foi construído pelo Professor Otávio Luiz Machado nos seus mais de vinte anos de atividades culturais, educacionais e ambientais, na qual foram agregando parcerias, membros e uma grande produção cultural em livros, eventos culturais e construção de um preciso acervo sobre patrimônio cultural. Embora esteja localizado na cidade de Frutal-MG, o mesmo possui importantes documentos sobre Ouro Preto e outras cidades que foram contempladas com os projetos do idealizador do Projeto.
CONTATOS: PROFESSOR OTÁVIO LUIZ MACHADO: telefones/what: (31) 99658-9290 ou (34) 99777-3102
E-mail: otaviomachado3@yahoo.com.br.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Clube XV de novembro completa 100 anos em Ouro Preto

Localizado no coração do bairro Antônio Dias, em Ouro Preto, o Clube Recreativo XV de…

15 de novembro de 2024

Ouro Preto promove ações no mês da Consciência Negra

De 14 a 30 de Novembro, haverá exposição, mostra cinematográfica independente, música, poesia e lançamento…

14 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!