Em Ouro Preto

Acervo Otávio Luiz Machado reconhecido pelo Ministério da Cultura

O Acervo Otávio Luiz Machado é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.
O coordenador e idealizador, Professor Otávio Luiz Machado, recebeu a confirmação do Ministério da Cultura da certificação do trabalho coletivo na tarde dessa sexta-feira (28/06/2024). O Acervo guarda uma parte importante da história de Ouro Preto, que consistente em entrevistas gravadas ao longo de 20 anos com personagens que contracenaram no cenário Ouro Preto desde os anos 1920, fotos raras e outros Documentos, que inclusive já serviram como base para a produção de livros e outras publicações sobre a cidade patrimônio da humanidade. Segundo o coordenador, a certificação atende aos interesses “para que esse acervo seja cada vez mais preservado e ampliado, inclusive ganhando domínio público”. O certificado de reconhecimento apontou o seguinte:
“O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultura, reconhece o coletivo/entidade Acervo Otávio Luiz Machado como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014). Este certificado comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural do Brasil. Data de certificação: 28/06/2014”.
O Ponto de Cultura Acervo Otávio Luiz Machado é uma iniciativa que percorre as áreas de história, divulgação cultural, arquivos, biblioteca, cultura digital, livro, leitura e literatura, audiovisual, economia criativa e solidária, memória e patrimônio cultural, artesanato, dentre outras. O mesmo foi construído pelo Professor Otávio Luiz Machado nos seus mais de vinte anos de atividades culturais, educacionais e ambientais, na qual foram agregando parcerias, membros e uma grande produção cultural em livros, eventos culturais e construção de um preciso acervo sobre patrimônio cultural. Embora esteja localizado na cidade de Frutal-MG, o mesmo possui importantes documentos sobre Ouro Preto e outras cidades que foram contempladas com os projetos do idealizador do Projeto.
CONTATOS: PROFESSOR OTÁVIO LUIZ MACHADO: telefones/what: (31) 99658-9290 ou (34) 99777-3102
E-mail: otaviomachado3@yahoo.com.br.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!