Imagem: Isabela Jorge, Por Isabela Jorge/Revisão: Patrick de Araújo
No dia 04 de abril, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto finalizou o reparo do muro da Igreja de São Francisco de Assis, um dos mais importantes patrimônios históricos de Ouro Preto. A obra tornou-se necessária após um acidente ocorrido em 17 de agosto de 2024, quando um veículo colidiu contra o muro, pouco depois de uma restauração realizada devido a uma batida anterior.
Por se tratar de um patrimônio tombado, qualquer intervenção no local exigiu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho no século XVIII, é um dos cartões-postais da cidade e sua preservação requer cuidados especiais para manter sua integridade histórica.
O valor de investimento foi de um pouco mais de 52 mil reais e de acordo com Wanderson José Rolla Gomes, Gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, o departamento se mobilizou para realizar todo o processo necessário de reconstrução do patrimônio. “O muro foi atingido em um acidente automobilístico e desde o acidente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) através do departamento de projetos especiais se mobilizou para realizar todos os trâmites necessários para a recuperação, passando pela preparação do projeto, da planilha de obra e da aprovação nos órgãos competentes. A partir disso iniciamos o processo legal de contratação da obra que envolvia a reconstrução do muro conforme padrões de preservação e conservação sendo fiscalizada pelos técnicos do departamento de projetos especiais da secretaria”, explica.
Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…
No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…
Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…
Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…
Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…
A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…