Em Ouro Preto

Finalizado o reparo do muro da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

Imagem: Isabela Jorge, Por Isabela Jorge/Revisão: Patrick de Araújo
No dia 04 de abril, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto finalizou o reparo do muro da Igreja de São Francisco de Assis, um dos mais importantes patrimônios históricos de Ouro Preto. A obra tornou-se necessária após um acidente ocorrido em 17 de agosto de 2024, quando um veículo colidiu contra o muro, pouco depois de uma restauração realizada devido a uma batida anterior.

Por se tratar de um patrimônio tombado, qualquer intervenção no local exigiu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho no século XVIII, é um dos cartões-postais da cidade e sua preservação requer cuidados especiais para manter sua integridade histórica.

O valor de investimento foi de um pouco mais de 52 mil reais e de acordo com Wanderson José Rolla Gomes, Gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, o departamento se mobilizou para realizar todo o processo necessário de reconstrução do patrimônio. “O muro foi atingido em um acidente automobilístico e desde o acidente a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) através do departamento de projetos especiais se mobilizou para realizar todos os trâmites necessários para a recuperação, passando pela preparação do projeto, da planilha de obra e da aprovação nos órgãos competentes. A partir disso iniciamos o processo legal de contratação da obra que envolvia a reconstrução do muro conforme padrões de preservação e conservação sendo fiscalizada pelos técnicos do departamento de projetos especiais da secretaria”, explica.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Pouso do Chico Rey tem noite cultural e gastronômica com a presença da historiadora Myriam Ribeiro, os artistas Carlos e Fani Bracher, entre outros grandes nomes

A historiadora Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira é uma das mais importantes historiadores da arqueologia,história…

15 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!