Corredor tecnológico regional para diversificar economia

Cidades das regiões dos <l

Imagem: Nathália Souza
Diversificação da economia, geração de emprego e renda, junção de poderes econômicos, populacionais e políticos, esses são os objetivos do Fórum Permanente dos Secretários de Desenvolvimento Econômico da Região dos Inconfidentes e Alto Paraopeba, que teve seu 5º encontro dia 17 de outubro, em Ouro Branco.

Nessa reunião, o Governo de Minas esteve presente por meio do superintendente de Inovação Tecnológica, Pedro Emboava Vaz e do Rodrigo Sampaio Melo, superintendente de Melhoria do Ambiente de Negócios. Falando sobre investimentos, o Luís Carlos Machado, Gerente de Relação com os Municípios do BDMG, deu uma explicação sobre os caminhos que os municípios podem seguir.

Este Fórum é composto pelos gestores de Ouro Preto, Itabirito, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Queluzito e Entre Rios de Minas, além do Sebrae, que disponibiliza consultores para melhor direcionar as cidades e criar ações efetivas, entre elas, a proposta de criação de um corredor tecnológico entre os municípios.

Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia (Smdeit), ressalta que o fortalecimento de políticas públicas para a geração de emprego e renda, será feito de maneira mais ampla e assertiva quando discutido de maneira regional. “Nenhum município conseguirá fazer sozinho, ainda mais com cidades de matriz econômica tão parecidas, como turismo, mineração e empreendedorismo”.

Guerra ainda reforça que esse fórum é para tomar decisões conjuntas para ampliar e estruturar politicas públicas de qualidade. “O corredor tecnológico é um primeiro projeto, de inovação e tecnologia, trazendo junto, além das cidades, o governo estadual e o SEBRAE como parceiros de uma ação futura que auxiliará na diversificação da economia, capacitação da população desses municípios, gerando mão de obra qualificada em tecnologia e inovação”.

Corredor Tecnológico

O corredor de inovação terá como base alguns modelos já estabelecidos em locais como São Paulo, Estados Unidos e Reino Unido. A ideia por trás dele é tornar a Região dos Inconfidentes mais atraente e competitiva nos segmentos de desenvolvimento de novas tecnologias, das mais variadas formas.

Isso será possível por meio do desenvolvimento de políticas públicas municipais e regionais que utilizem as características da região para a indução de pesquisas e geração de empresas que consigam, pela indústria 4.0, resolver novos e antigos problemas dessas localidades.

Segundo o diretor de Ciência, Inovação e Tecnologia da Smdeit, Kelson Douglas, a primeira ação de Ouro Preto será a criação de um Fórum de Inovação e Tecnologia com foco em políticas públicas de indução tecnológica. “Com isso, a cidade dá mais um passo como Estado Empreendedor, deixando de ser apenas reativo quanto à inovação, dialogando com a academia e com as pessoas e empresas criativas para buscarem produzir inovações que façam sentido para a cidade e sua região”.

Kelson ainda ressalta outras iniciativas. "Além disso, o município está criando um Parque Tecnológico e um Hub de inovação, ambientes de inovação, onde a Secretaria de Desenvolvimento Econômico será uma peça central para direcionar parte das soluções na visão de futuro da região histórica de Mina".

Próximos passos

Na reunião, Rodrigo Sampaio Melo reforçou a necessidade de impulsionar a diversificação econômica da região, com mais participação dos municípios no âmbito estadual. Também foram apresentadas, pelo Pedro Emboaba Vaz, algumas ações de incentivo do governo para o avanço tecnológico, como os programas Compete Minas e Pró-inovação, que ofertam, respectivamente, subsídios e linhas de crédito diferenciadas para empreendimentos que desejam investir em ciência, tecnologia e inovação.

Várias pautas discutidas e encaminhamentos foram feitos, como o site do Fórum, que foi apresentado ao grupo em sua versão piloto. Também ficou definida uma reunião na Cidade Administrativa, ainda sem data marcada, para uma conversa direta com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

O próximo encontro do Fórum será em novembro, na cidade de Mariana.

Texto e revisão: Nathália Souza

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!