Em Ouro Preto

1° Simpósio intermunicipal de acolhimento a crianças e adolescentes acontece em Ouro Preto

O principal tema do encontro foi a “Parcerização”, na qual uma entidade sem fins lucrativos administra a unidade de acolhimento em cooperação com o poder público
Notícia publicada em 08/03/2024
por Nízea Coelho

Imagem: Neno Vianna
Promovido pela Prefeitura de Ouro Preto, por meio da da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, o I Simpósio Intermunicipal sobre Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes, foi realizado, na última quarta-feira, 6 de março, e reuniu representantes das cidades de Itabirito, Mariana e Ouro Branco, no auditório da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

O principal tema do encontro foi a “Parcerização”, que trata-se de uma modalidade alternativa de coordenação de abrigos institucionais, na qual uma entidade parceira e sem fins lucrativos, passa a administrar a unidade de acolhimento, em regime de mútua cooperação com o poder público.

No modelo atual, em Ouro Preto, a administração do abrigo é integralmente do poder público. Todas as necessidades básicas do local, como a estrutura física da casa e as demandas das crianças e adolescentes, são atendidas pela gestão municipal.

A troca de experiências com outras cidades, que já implantaram a “Parcerização” foi um dos objetivos do evento, que contou a presença do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo. “Temos um dever de investir em políticas sociais consistentes para que o marco econômico seja traduzido em benefícios para todos”, declarou o prefeito.

O evento também contou com a presença da servidora Daniele Endy Moreira, representando a vice-prefeita Regina Braga.

O Simpósio teve início com a apresentação da presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento Social e secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Ouro Branco, Bruna Stelamares Gomes Quintela; e do diretor de Proteção Social, Daniel Cerqueira Melo. Eles debateram sobre a Lei Federal Nº 13.019 sobre esse tema e relataram a experiência realizada na cidade de Ouro Branco. “Em relação à Lei 13.019, um dos pré-conceitos que os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) têm é acharem que ‘parcerização’ é precarização. Conheço municípios que parcerizam e precarizam, mas esse não é o movimento que está sendo construído em Ouro Preto”, ressaltou Bruna.

No período da tarde, representantes das cidades de Itabirito, Mariana e Ouro Branco falaram sobre as experiências de “parcerização” e do dia a dia dos abrigos institucionais para crianças e adolescentes em cada uma dessas cidades.

Em seguida, os desafios e perspectivas do acolhimento em Ouro Preto foram abordados pelas coordenadoras dos abrigos Genilza Erem Xavier e Sheila Tatiana Reis, com mediação do secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Edvaldo César Rocha, e do gerente de Assistência Social, Luiz Gustavo de França. O público presente teve a oportunidade tirar dúvidas e se manifestar sobre o tema.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Edvaldo César Rocha comentou os aprendizados que acontecem em eventos como esse. “Aprendemos no último seminário sobre o Serviço Família Acolhedora, que o abrigamento não é tão saudável para as crianças e adolescentes como no âmbito familiar. E sobre as novas modalidades de acolhimento, os técnicos têm a liberdade de questionar os limites e dificuldades, então aqui é o lugar para dialogar e esclarecer”, afirmou o secretário.

A Secretaria de Desenvolvimento Social estuda a implantação da parcerização dos abrigos de crianças e adolescentes, em Ouro Preto, e mantém o seu compromisso de fiscalizar, supervisionar e acompanhar as atividades da entidade parceira, bem como analisar e aprovar as metas previstas no Plano de Trabalho. A parceria é um conjunto de direitos e deveres, estabelecidos entre a Administração Pública e Organizações da Sociedade Civil, e poderá ser firmada por Termo de Colaboração, Termo de Fomento ou Acordos de Cooperação.

Texto: Juliana Rodrigues / Revisão: Greiza Tavares

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Começam neste sábado, 23/11, as celebrações de Natal em Ouro Preto

Imagem: Patrick Araújo As celebrações de Natal em Ouro Preto começam neste sábado (23), com…

21 de novembro de 2024

Clara Castro mostra a força jovem da música mineira dia 29/11 na Casa da Ópera

No dia 29 de novembro, na Casa da Ópera de Ouro Preto – teatro mais…

21 de novembro de 2024

Última edição do ano das Sextas Abertas da FAOP

O projeto multicultural Sextas Abertas, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), alcança a…

20 de novembro de 2024

Ouro Preto reverencia o Mestre Aleijadinho em seus 210 anos de morte

Nesta segunda-feira, 18 de novembro, Ouro Preto prestou homenagem aos 210 anos da morte de…

19 de novembro de 2024

Oficina gratuita de guirlandas em Cachoeira do Campo

Em clima de Natal, a Casa de Cultura de Cachoeira do Campo vai oferecer no…

18 de novembro de 2024

Carlos Bracher recebe Comenda Guimarães Rosa em Barbacena, MG

Na noite do dia 16 de novembro o Instituto Brasileiro Rotary de Literatura, o Ibrol…

18 de novembro de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!