Imagem: Arte: Lucas Campos
No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA +, a partir das 8h, em Ouro Preto. Contando com uma programação diversa com debates, projetos e dinâmicas em prol da comunidade, confira um pouco mais sobre os convidados e suas áreas de atuação, que confirmaram presença no evento:
Isabella Gonçalves Miranda, mais conhecida como Bella Gonçalves, é natural de Belo Horizonte – MG. Cientista política, deputada estadual pelo PSOL e presidenta da federação PSOL-Rede/BH, Bella é uma das principais lideranças em defesa dos direitos humanos, da justiça social e do direito à cidade em Minas Gerais. Sua trajetória é marcada por uma atuação firme em favor das causas populares e das minorias, sendo a primeira vereadora de Belo Horizonte a se assumir publicamente lésbica e a primeira deputada eleita abertamente LGBTQIA+ no estado. Em 2024, foi candidata a vice-prefeita por Belo Horizonte.
Moara Correa Saboia é natural de Recife – PE, é dirigente nacional do PT e vereadora reeleita em Contagem. Estudante de Engenharia Civil na UFMG, atua desde a adolescência em pautas na defesa e proteção social estudantil, juventude, feminista e antiracista, tendo trabalhado como representante do Fórum Nacional da Juventude Negra, vice-presidenta da União Nacional de Estudantes (UNE) e destaque como a primeira presidenta negra da mesma instituição.
Angelo Oswaldo é natural de Belo Horizonte – MG, e é prefeito reeleito de Ouro Preto. Escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público, tendo em sua ampla experiência o trabalho com a política, defesa cultural e social. Formou-se em Direito pela UFMG, e traz em sua bagagem outros cargos como Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais e Chefe de Gabinete do Ministério da Cultura. Em sua gestão criou o Centro de Referência e Acolhimento LGBT (CRA LGBT). Ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social, o equipamento público é o segundo em todo o estado de Minas Gerais, e promove o atendimento especializado para proteção psicossocial da comunidade no município.
Regina Braga, natural de Engenheiro Corrêa, Ouro Preto, é formada em Administração pela PUC Minas e pós-graduada em Auditoria e Controle Interno pela UNA/BH. Sua carreira pública começou em 1997 como Secretária Municipal de Administração. Eleita vereadora em 2000, cumpriu cinco mandatos consecutivos e, atualmente, é vice-prefeita reeleita ao lado de Angelo Oswaldo. Juntamente com ele, entre suas realizações está a criação do CRA LGBT+, o segundo Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ de Minas Gerais, uma iniciativa pioneira no município e um símbolo de inclusão e diversidade.
Pochete Piranha é um coletivo musical ouro-pretano, que vem se afirmando na cena musical local com seu repertório descontraído de brasilidades. Começou seus trabalhos em 2021, ainda como banda “Lu & Vitão”. Em 2023, a banda cria nova roupagem, e adota o nome “Pochete Piranha”. Desde o início de sua trajetória, o coletivo pauta a representatividade LGBTQIAPN+ na cena musical ouro-pretana, celebrando a alegria e a diversidade. Pochete Piranha já é tradição na Parada LGTBQIAPN+ de Ouro Preto!
Inscreva-se para a I Conferência Municipal LGBTQIA+ através do formulário: https://forms.gle/QVmN1uUvgGoQW4kc7
Participe desse importante momento para a criação de políticas públicas LGBTQIA+, organizado pelo CRA LGBT, equipamento público da Secretaria de Desenvolvimento Social e mantido pela Prefeitura de Ouro Preto.
Texto: Luiz Guilherme Mascarenhas/ Revisão: Greiza Tavares
Com
Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…
A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…
Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…
Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…
Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto…
Imagem: Ane Souz Por: Vívian Chagas A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria…