Em Ouro Preto

1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA + em Ouro Preto

Imagem: Arte: Lucas Campos
No dia 9 de novembro de 2024, será realizada a 1° Conferência Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA +, a partir das 8h, em Ouro Preto. Contando com uma programação diversa com debates, projetos e dinâmicas em prol da comunidade, confira um pouco mais sobre os convidados e suas áreas de atuação, que confirmaram presença no evento:
Isabella Gonçalves Miranda, mais conhecida como Bella Gonçalves, é natural de Belo Horizonte – MG. Cientista política, deputada estadual pelo PSOL e presidenta da federação PSOL-Rede/BH, Bella é uma das principais lideranças em defesa dos direitos humanos, da justiça social e do direito à cidade em Minas Gerais. Sua trajetória é marcada por uma atuação firme em favor das causas populares e das minorias, sendo a primeira vereadora de Belo Horizonte a se assumir publicamente lésbica e a primeira deputada eleita abertamente LGBTQIA+ no estado. Em 2024, foi candidata a vice-prefeita por Belo Horizonte.

Moara Correa Saboia é natural de Recife – PE, é dirigente nacional do PT e vereadora reeleita em Contagem. Estudante de Engenharia Civil na UFMG, atua desde a adolescência em pautas na defesa e proteção social estudantil, juventude, feminista e antiracista, tendo trabalhado como representante do Fórum Nacional da Juventude Negra, vice-presidenta da União Nacional de Estudantes (UNE) e destaque como a primeira presidenta negra da mesma instituição.

Angelo Oswaldo é natural de Belo Horizonte – MG, e é prefeito reeleito de Ouro Preto. Escritor, curador de arte, jornalista profissional, advogado e gestor público, tendo em sua ampla experiência o trabalho com a política, defesa cultural e social. Formou-se em Direito pela UFMG, e traz em sua bagagem outros cargos como Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais e Chefe de Gabinete do Ministério da Cultura. Em sua gestão criou o Centro de Referência e Acolhimento LGBT (CRA LGBT). Ligado a Secretaria de Desenvolvimento Social, o equipamento público é o segundo em todo o estado de Minas Gerais, e promove o atendimento especializado para proteção psicossocial da comunidade no município.

Regina Braga, natural de Engenheiro Corrêa, Ouro Preto, é formada em Administração pela PUC Minas e pós-graduada em Auditoria e Controle Interno pela UNA/BH. Sua carreira pública começou em 1997 como Secretária Municipal de Administração. Eleita vereadora em 2000, cumpriu cinco mandatos consecutivos e, atualmente, é vice-prefeita reeleita ao lado de Angelo Oswaldo. Juntamente com ele, entre suas realizações está a criação do CRA LGBT+, o segundo Centro de Referência e Acolhimento LGBT+ de Minas Gerais, uma iniciativa pioneira no município e um símbolo de inclusão e diversidade.

Pochete Piranha é um coletivo musical ouro-pretano, que vem se afirmando na cena musical local com seu repertório descontraído de brasilidades. Começou seus trabalhos em 2021, ainda como banda “Lu & Vitão”. Em 2023, a banda cria nova roupagem, e adota o nome “Pochete Piranha”. Desde o início de sua trajetória, o coletivo pauta a representatividade LGBTQIAPN+ na cena musical ouro-pretana, celebrando a alegria e a diversidade. Pochete Piranha já é tradição na Parada LGTBQIAPN+ de Ouro Preto!

Inscreva-se para a I Conferência Municipal LGBTQIA+ através do formulário: https://forms.gle/QVmN1uUvgGoQW4kc7

Participe desse importante momento para a criação de políticas públicas LGBTQIA+, organizado pelo CRA LGBT, equipamento público da Secretaria de Desenvolvimento Social e mantido pela Prefeitura de Ouro Preto.

Texto: Luiz Guilherme Mascarenhas/ Revisão: Greiza Tavares

Com

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!