Sintonia Musicarte: O encanto da cultura negra nas periferias
O Instituto Unimed-BH leva espetáculo cultural às escolas públicas de comunidades periféricas.
O Sintonia Musicarte foi desenvolvido durante o ano de 2022 como uma iniciativa sociocultural para reocupar os centros culturais de Belo Horizonte no contexto de flexibilização das medidas de isolamento social. Cerca de 100 jovens foram contempladas com oficinas de violão, percussão e teoria musical aplicada a bateria com uma metodologia imersiva em uma rotina de intercâmbio entre setores diversos da sociedade através de palestras, rodas de conversa e workshops realizados por representantes da educação, segurança pública e saúde.
O projeto retorna em sua segunda edição com o incentivo do Instituto Unimed-BH para apresentar um espetáculo itinerante de música e dança elaborado sob a ótica dos jovens produtores culturais e apresentado para as comunidades escolares a fim de despertar o potencial artístico de novos atores.
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$ 190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Com a participação de 30 músicos e percussionistas, o Sintonia Musicarte apresenta uma experiência imersiva que celebra os símbolos da cultura negra através dos tambores e da expressão corporal. Serão apresentadas peças tematizadas nos gêneros do samba-reggae e hip-hop para instigar novas mobilizações no atual contexto que urge pela exteriorização da memória afro-americana para além dos aglomerados. Nesse sentido, a iniciativa reforça seu compromisso sociocultural com o protagonismo juvenil para a inclusão social, oferecendo oportunidades de expressão artística e reflexão sobre identidade e tradição.
O próximo evento será no dia 13 de julho de 2024 às 13:00 na Escola Estadual Engenheiro Prado Lopes (Rua Itaguá, 320 – Alto Vera Cruz). O evento é aberto, gratuito e conta com intérprete para tradução em libras. Acompanhe todas as novidades e a programação dos eventos através do Instagram @sintoniamusicarte. Além das publicações para divulgar o cotidiano das atividades, serão realizadas 2 transmissões ao vivo dos espetáculos para levar a cultura e arte para todos.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte através do patrocínio do Instituto Unimed-BH e da produção da BS Produções Artísticas.
Crédito Foto: Elioenai Victor
O pintor mineiro faz uma homenagem à jovem capital mineira que completou 127 anos. A…
Com o intuito de proteger vidas, prevenir riscos e estabelecer diretrizes claras para o enfrentamento…
0 distrito ouro-pretano de São Bartolomeu, joia setecentista que já foi indicada ao título de…
Entre os dias 13 e 15 de dezembro, o espetáculo "Causos de Brasêro", idealizado e…
*AGENDA CULTURAL - Secretaria de Cultura e Turismo* Olá! A sua agenda cultural da semana.…
O Cortejo Natalino, atração tradicional na programação do Natal de Ouro Preto, será realizado nesta…