Em Belo Horizonte

Kalil: mais medidas restritivas em BH

Novas medidas restritivas serão adotadas em Belo Horizonte a partir deste sábado (13) como forma de conter o avanço da Covid-19 no município: passam a ser proibidas caminhadas/corridas esportivas nas pistas, enquanto praças e parques deverão permanecer fechados. A mesma regra vale para a Orla da Pampulha. Já na segunda-feira (15), bares e restaurantes, assim como qualquer outro estabelecimento não autorizado a funcionar, só poderão atender via delivery, drive thru e a portas fechadas – passa a ser proibida a retirada no local. Lojas de conveniência em postos de gasolina só poderão funcionar de segunda a sexta-feira até as 18h. Missas, cultos e demais celebrações religiosas presenciais ficam vedadas. Os espaços religiosos podem permanecer abertos, mas sem aglomerações.

As novas restrições são necessárias diante dos números registrados no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira: o índice de transmissão chegou a 1,25 (o mais alto desde o início da pandemia), a ocupação de leitos UTI chegou a 89,2% e leitos enfermaria 75,6% – ou seja, todos na faixa vermelha. O decreto com as novas regras será publicado na edição deste sábado (13) do Diário Oficial do Município (DOM).

Nos próximos dias, técnicos da Prefeitura ainda irão fazer um estudo sobre o funcionamento do setor de serviços da capital – o que poderia explicar o grande número de pessoas que trabalham em prédios comerciais nas ruas e no transporte coletivo. A ideia é verificar quais tipos de serviços estão sendo oferecidos nas salas comerciais e manter em funcionamento presencial apenas aqueles considerados essenciais, tais como consultórios médicos e de dentista.

O prefeito Alexandre Kalil voltou a lamentar os “irresponsáveis e baderneiros” que insistem em negar a existência da doença e participam de aglomerações, a despeito de todas as orientações dos especialistas. “Teremos uma fiscalização implacável com quem ignora a doença. Não podemos deixar comerciantes sérios, bares sérios, gente séria, pagar por irresponsáveis”, disse o prefeito. As fiscalizações e combate a aglomerações serão intensificadas com equipes volantes integradas (compostas por fiscais, guardas municipais e Polícia Militar) e blitz realizadas com a Polícia Militar.

Já o secretário de Saúde, Jackson Machado Pinto, alertou sobre a grande ocupação dos leitos de hospital, a escassez de mão de obra para atuar no atendimento e falta de equipamentos para comprar. “Se as pessoas não cooperarem pode explodir (a capacidade de atendimentos)”, afirmou.

Alexandre Kalil ainda anunciou que já iniciou as conversas para a compra de 4 milhões de doses da vacina Sputnik V – produzida na Rússia. A estimativa é que o imunizante custe aos cofres públicos em torno de R$ 200 milhões, dinheiro já assegurado no orçamento do município. De acordo com o prefeito, a Prefeitura já está atuando nos entraves burocráticos para agilizar a aquisição das vacinas.

Veja quais são as novas restrições em Belo Horizonte

A partir deste sábado (13)

– Fechamento das praças e pistas de corrida/caminhada, incluindo a Orla da Pampulha.
– Aglomerações estão proibidas.


A partir de segunda-feira (15)

– Comércio varejista da construção civil (comércio varejista de material de construção, tintas, solventes e materiais para pintura; material elétrico e hidráulico, vidros e ferragens; madeireira).


– Escolas de música, arte e cultura; escolas de idiomas; cursos diversos e centro de treinamento; centro de formação de condutores e cursos preparatórios. Atividades administrativas no local, bem como a realização de aulas on-line seguem autorizadas.


– Bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais não autorizados a receber clientes nas lojas só podem fazer delivery e funcionar com portas fechadas – proibida a retirada de produtos no local.


– Loja de conveniência só poderá funcionar de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h, sem consumo no local.


– Carros de lanches estão proibidos de funcionar.


– Atividades coletivas em espaços religiosos (missas, cultos) devem ser suspensas. Os espaços podem permanecer abertos.


– O atendimento presencial ao público na Central de Relacionamento BH Resolve também será interrompido. Os cidadãos deverão acessar o portal de serviços da Prefeitura ou utilizar o aplicativo PBH APP (70 serviços disponíveis) para solicitar suas demandas ou para obter orientações sobre as alternativas criadas pela Prefeitura, nesse momento.

A Prefeitura solicita ainda aos empresários e gestores que priorizem, quando possível, a atuação remota de seus funcionários, em especial para atividades de escritório. Estudo para suspensão das atividades e serviços que podem ser feitos home office será anunciado em breve.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Blocos de rua, estudantis e distritos: dicas para o Carnaval de Ouro Preto

Dica 1: Bloquinhos de rua Tradicionalmente, o Carnaval de Ouro Preto se divide entre o…

30 de janeiro de 2025

Vampiragem raiz tem que ser em P & B

Acho que depois de tantas derivações da vampiragem raiz, tentaram voltar às origens. Mas a…

24 de janeiro de 2025

Balanço da Cobra completa 50 anos no Carnaval de Ouro Preto

Em 2025, o Carnaval de Ouro Preto será marcado por uma celebração especial: os 50…

14 de janeiro de 2025

Inscrições para solicitação de serviços de máquinas agrícolas

A Secretaria Municipal de Agropecuária deu início ao período de inscrições para a solicitação de…

14 de janeiro de 2025

” A fé que canta e danca” encanta Ouro Preto até domingo

Ouro Preto iniciou o ano de 2025 com o evento “A Fé que Canta e…

10 de janeiro de 2025

Ouro Preto realiza força-tarefa no distrito de Santa Rita depois das fortes chuvas

Imagem: Divulgação Defesa Civil Na noite da última segunda-feira (6), o distrito de Santa Rita,…

10 de janeiro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!