Blima Bracher

Porque com apenas 125 anos, Beagá é das mais promissoras capitais do país?

Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, um dos estados mais representativos da nação. Fundada em 1897, foi criada como cidade-símbolo da República Brasileira, tornando-se, em apenas 125 anos, das mais pujantes do país, com cerca de três milhões  de habitantes.

Atualmente é conhecida pela arte, educação e cultura, sendo importante centro estudantil, universitário e de serviços, também de gastronomia, esportes, turismo e lazer, além da força de sua indústria, comércio e sistema hospitalar.

É considerada das melhores cidades brasileiras para se viver, em função de seus elevados níveis sociais e ambientais.

Terra de nascimento de grandes homens, artistas, intelectuais, cientistas, escritores e  professores de renome nacional e internacional.

O Conjunto Moderno da Pampulha, está prestes a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, o que será uma consagração universal, colocando a cidade, definitivamente, diante do mundo. Deve-se a Pampulha ao visionário JK, nela trabalhando Niemeyer, Portinari, Burle Marx e Ceschiatti.

Ao longo do tempo, BH transformou-se em síntese da mineiridade pelo conjunto das gentes de todos os recantos, conectando-se num só povo, firmando-se na grande Capital com sua identidade específica e autônoma.

Por outro lado, possui ainda sua própria beleza física, de suas paisagens, seus prédios de alto valor arquitetônico, de estilos e épocas distintas, com suas praças (como da Liberdade), ruas, lugares e recantos, a Serra do Curral, o Parque Municipal e a própria Pampulha, fazendo da cidade um conjunto encantador, que já foi expresso por ilustres artistas, como Guignard, Inimá de Paula, Aníbal Mattos, Lorenzatto, Yara Tupinambá e tantos outros, que se sensibilizaram com suas cores, plasticidade e encantos, revelando-a, porém, apenas em aspectos isolados,  pontuais.

Dessa forma compreende-se a importância e o significado de retratá-la como um todo, numa série integrada e exclusiva, o que até agora jamais foi realizado. E que seria, historicamente, a primeira vez.

POR QUE  BELO HORIZONTE SE DESTACA NO CENÁRIO NACIONAL?

– Por ser tradicionalmente lugar de ensino e saber, com suas célebres escolas, entre elas o Instituto de Educação, o Grupo Barão do Rio Branco e os inúmeros colégios, entre eles, o Estadual, Arnaldo, Marista, Santo Antônio, Santo Agostinho, Sagrado Coração, Batista e o Santo Inácio de Loyola.

– Por ser sede da UFMG, uma das mais proeminentes do Brasil (e seu avançado centro de pesquisas científicas, incluindo a Genética); a UEMG, além de dezenas de faculdades e universidades particulares, como a PUC,  Pitágoras , Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Unipac, Universo, Fumec, Uni-BH, Fafi-BH, Isabela Hendrix, Newton Paiva, etc.

– Por seu elevado nível cultural, possuindo o Palácio das Artes, dos mais completos do Brasil, com Orquestra Sinfônica, dois teatros, Coral Lírico, Companhia de Dança, além de salas de cinema e galerias de arte.

– Por sediar a nova Orquestra Filarmônica de Minas, com sua belíssima e moderna sala de concerto, bem como a Orquestra de Câmara do Sesiminas.

– Por ter o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, conhecido como o maior do Brasil, composto pelo Memorial Minas Gerais (Vale), o Museu de Mineralogia (Gerdau), o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa Fiat de Cultura e a Biblioteca Luiz de Bessa.

– Por possuir o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu Histórico Abílio Barreto, o Museu Mineiro, o Museu Inimá de Paula, entre outros.

– Por ter duas escolas oficiais de artes plásticas, a Guignard e a Escola de Belas Artes da UFMG, dentre diversas outras.

– Por sediar o Conservatório Estadual de Música e demais escolas particulares.

– Por possuir o Cine Teatro Brasil, o Teatro Francisco Nunes, o Teatro da Cidade e o Galpão Cine Horto.

– Por dispor de diversos cinemas, galerias de arte, grupos de teatro e centros culturais espalhados pelos bairros.

– Por ser sede do Grupo Corpo, de dança, considerado unanimemente o mais importante do Brasil e reconhecido internacionalmente.

– Por sediar o Grupo Galpão, de teatro, igualmente dos melhores do país.

– Por ser sede do Grupo Giramundo, de teatro de bonecos.

– Por ser a cidade onde nasceu o célebre Clube da Esquina, em Santa Tereza, criado por Milton Nascimento, Fernando Brant, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Márcio Borges, Marilton Borges, Wagner Tiso e Tavinho Moura.

– Por ser o berço das bandas Skank e Sepultura.

– Por promover variados festivais internacionais de circo, teatro e literatura.

– Por ser conhecida pela gastronomia de alta categoria, rede de restaurantes e botecos de todos os tipos, além das iguarias típicas do Mercado Central.

– Por seus jornais diários, revistas, editoras e emissoras de TV.

– Por seus modernos centros de convenções, como o Expominas, Minascentro e Serraria Souza Pinto.

– Por possuir três grandes times de futebol: Atlético Mineiro, Cruzeiro e América. Também por ter três grandes estádios: o Mineirão, o Mineirinho e o Independência, além do Minas Tênis Clube, com suas reconhecidas equipes de vôlei e natação; e demais clubes e quadras nos bairros.

– Por estar próxima a Ouro Preto, Sabará, Congonhas e Inhotim e ter dois aeroportos: Pampulha e o Internacional de Confins.

– Por Minas ser hoje dos grandes polos de moda do país e o Minas Trend reúne os lançamentos de 200 grifes.

Com 3Blima Bracher blimabracher @blimabracher

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments