Arte

Profusão Barroca, por Carlos Bracher

Na telúrica promessa de nossos passos indevassados de enigmas, somos barrocos em espírito e matéria, nos gestos de fragilidades desse desejo franco de transpor, sagrar e ressurgir, refluir o pensamento nas hastes da sabedoria a conquistar a natureza filosófica, oculta do silêncio.
Somos barrocos na volumetria, possessividades e desvarios, na anímica equação de feitos que se tornaram memória, fruição e alentos; barrocos na esférica morfologia angular, vozes e cânticos de lendárias civilizações auríferas; barrocos por descendência do histórico instante setencentista, e não apenas do estilo em si, mas da fatal hipótese de nossa essencialidade psíquica; barrocos por Aleijadinho e Athaíde, alvarengas e gonzagas, poetas, musas, músicos múltiplos sonhadores e deste grito infindo de Tiradentes bradando em sangue a liberdade e a Inconfidência.
Somos sombras de um algo imerso, sopro de longa espera invisível entre paradigmas e ressurreições; volutas que se anunciam concêntricas, órficas de sensações do dentro e o fundo dessa frequência de atavismo lunares clareando a cor, o musgo, o modo. E o somos, ainda, misticismos, fé e fosso, turíbulos, anjos e profetas vagando processionais cortejos, também acalantos de alegria o somos, em estiramentos étnicos distintos, consanguíneos, universais.
Tudo são vácuos de nós mesmos, a face ilesa dos mineiros, retilíneos e frágeis na amplidão, aéreos, versáteis, plurais de mescladas rebeldias, a sempre avançar aos códigos imaginários do futuro. Somos verbo e história de nosso próprio amanhecer, o tempo e o espaço, Minas, as insígnias pétreas despedaçadas, pétalas difusas de permanências que se reciclam na modernidade – onde lá estarão, sempre indeléveis, os mineiros – , na vanguarda de seu próprio destino. Carlos Bracher é Membro Titular da Academia Mineira de Letras https://academiamineiradeletras.org.br/

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Programação da XXVII Festa Cultural da Goiaba de São Bartolomeu

De 19 a 21 de abril, acontece a XXVII Festa Cultural da Goiaba. O evento…

15 de abril de 2024

“O corpo vulnerado” de Maria Angélica Melendi reflete sobre corpo e política na arte latino-americana

O corpo vulnerado, novo livro da intelectual Maria Angélica Melendi, aborda o corpo e a…

15 de abril de 2024

Vila Galé vai produzir vinhos e azeites na unidade Dom Bosco em Ouro Preto

O empresário Felipe Versiani, o prefeito Angelo Oswaldo, o CEO Jorge Almeida e o pintor…

13 de abril de 2024

Confira a programação da XXVII Festa da Goiaba em São Bartolomeu

Doces, oficinas, shows, congado e muita alegria. Confira nos cards a programação completa da tradicional…

11 de abril de 2024

ExpoOuro, de 3 a 5 de abril, tem ainda Felipe Araújo r Thiago Brava em Cachoeira do Campo

*Felipe Araújo e Thiago Brava estarão na Festa de Santa Rita* _Cantores sertanejos irão compor…

10 de abril de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!