Em Ouro Preto

Ouro Preto: tecnologia japonesa na ajuda contra chuvas

As ações visam buscar alternativas de contenção das áreas de risco do Município de Ouro Preto

O período de chuvas é sempre uma preocupação no Município e a atual gestão tem feito diversas intervenções, buscado parcerias e recursos para investimentos em ações de controle das áreas de risco da cidade. Diante disso, a Prefeitura de Ouro Preto se reuniu com representantes do Governo Federal e da Agência Japonesa Jica, na pessoa do Sr. HidetoOchi, conselheiro Chefe do Projeto de Cooperação Brasil x Japão. O encontro aconteceu na quarta, 10 de novembro, para alinhar as necessidades de Ouro Preto e apoio do Japão e do Ministério do Desenvolvimento Regional de Minas Gerais– MDR-MG.

Está em andamento o Plano Municipal de Redução de Riscos – PMRR, financiado pelo MDR-MG, gerido pela Universidade Federal de Viçosa, com parceria técnica e científica da Universidade Federal de Ouro Preto e apoio da Secretaria de Defesa Social por meio da Defesa Civil ouro-pretana. A equipe da Prefeitura Municipal está visitando algumas áreas de risco da cidade com os agentes da Jica para mostrar as fragilidades e necessidades do Município.

Para Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, “o PMRR é um trabalho muito importante e irá indicar a destinação correta do recurso de R$35 milhões para que nós possamos eleger as 10 principais áreas mais críticas para investir em 2022 na contenção de encostas em riscos. Essa ação ganha agora outra dimensão com participação da Jica, que veio nos explanar todas as possibilidades de apoio e cooperação, em sintonia com o Ministério, universidades e Prefeitura”.

Juscelino Gonçalves, secretário de Defesa Social, reforçou a importância do PMRR e da parceria com o Japão para Ouro Preto. “É um grande avanço para a especificação dos riscos nas encostas do Município, pois temos o conhecimento macro e esse plano nos dá uma visão específica dessas áreas. A agência Jica nos traz toda sua experiência e tecnologia para que a gente possa atuar com mais eficácia nas encostas e áreas de risco do Município”.

Essa articulação entre Japão e Brasil está sendo feita pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e o coordenador geral de Prevenção e Projetos Estratégicos, Wolnei Wolff, esteve presente na reunião. Wolff reforçou “que o MDR-MG apoia Ouro Preto na modalidade de projetos de obras e estabilidade de encostas e que há um contrato de R$35 milhões para ser investido no Município. O recurso é repassado à medida que os projetos são elaborados, aprovados e licitados. Não acontece de uma vez, é de acordo com a conclusão dos projetos”.

Esse encontro e as visitas com a equipe da Agência Japonesa Jica é uma das muitas ações que a Secretaria de Defesa Social tem feito no âmbito da prevenção e orientação da população quanto aos riscos nesse período chuvoso.

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Ouro Preto é polo de Mini Handebol

Imagem: Divugação Secretaria de Esportes de Ouro Preto Em um momento histórico para Ouro Preto,…

28 de março de 2024

Confira a programação da Semana Santa em Ouro Preto

*Semana Santa em Ouro Preto: saiba o que fazer no feriado* _Independente da localidade ou…

27 de março de 2024

Funcionamento dos Museus de Ouro Preto na Semana Santa

*Confira o horário de funcionamento dos museus de Ouro Preto durante a Semana Santa 2024*…

26 de março de 2024

Vanessa Gerbelli e Breno Pizzorno na Casa da Ópera

Casa da Ópera recebe a apresentação "OFF BROADWAY" Data: 30/03/2024 à 30/03/2024 Local: Casa da…

26 de março de 2024

Pequenas causas? Saiba como recorrer à Assistência Judiciária em Ouro Preto

Está passando por um divórcio, precisa estabelecer os direitos de visitas e ações de guarda…

26 de março de 2024

Seja Assistente Administrativo da Prefeitura de Ouro Preto

Os usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão e Padre Faria…

25 de março de 2024

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!