Em Ouro Preto

Cultura, gastronomia e história em clima de Natal

Imagem: Patrick de Araújo
Já imaginou caminhar por um cenário que parece ter saído diretamente de um presépio em tamanho real? Neste final de ano, Ouro Preto ilumina sua história com a magia do Natal. As ladeiras de nossa cidade são o lugar perfeito para quem busca um destino que une charme, cultura e o clima acolhedor de fim de ano.

A cidade, Patrimônio Cultural da Humanidade, veste-se de luzes e cores. As fachadas coloniais e o contorno das igrejas barrocas ganham novos brilhos, criando uma atmosfera que encanta o mais romântico dos casais, famílias que buscam tanto paz quanto diversão e viajantes solitários inspirados.

Na programação da cidade, museus, igrejas, praças e restaurantes acolhem com um clima natalino envolvente. É um convite para ouvir corais emocionantes e assistir a missas solenes no interior de igrejas centenárias. Nas ruas, cortejos festivos trazem vida às ruas de pedra, enquanto feiras de artesanato e gastronomia oferecem arte e sabor. Para quem busca recarregar as energias, os distritos são o refúgio perfeito; o contato com a natureza e o charme rústico são incomparáveis para relaxar.

O Natal em Ouro Preto é democrático e descentralizado. A festa se espalha por toda a cidade, incluindo a sede e os arredores, com decorações especiais e iniciativas de solidariedade.
Hospitalidade e sabores inesquecíveis
Depois de subir e descer ladeira, se encantar com as luzes e a arquitetura da cidade, o conforto e o acolhimento do interior mineiro são imprescindíveis. Ouro Preto oferece muitas possibilidades de hospedagens, desde hotéis sofisticados em casarões até pousadas charmosas e familiares, perfeitas para descansar.
Na gastronomia, a ceia de Natal começa mais cedo na cidade. Nos restaurantes está o melhor da comida mineira e contemporânea. É a oportunidade de brindar o fim de ano com sabores que aquecem a alma.
Celebre o fim de ano em um cenário histórico

Visitar Ouro Preto no último mês do ano é, com certeza, uma viagem mágica. O cenário histórico é ainda mais belo ao envolver-se de luzes que renovam as esperanças para o ano que vem nascendo. Seja com a família ou amigos, um passeio pela cidade onde o passado e o presente se abraçam para celebrar a vida faz o coração bater mais forte.

Para conferir a programação, os horários das atividades e dicas de roteiros, acesse o portal da Secretaria de Cultura e Turismo: https://www.ouropreto.mg.gov.br/turismo
Texto: Bruno Willens/ Revisão: Victor Stutz

Blima Bracher

Blima Bracher é jornalista, formada pela UFMG e Engenheira Civil. Trabalhou doze anos em TV como repórter e apresentadora na Globo e Band Minas. Foi Editora da Revista Encontro e Encontro Gastrô. Escritora, cineasta e cronista premiada.

Posts Recentes

Essa pirua tá bem Mandraka hoje

E eu que 'thanks God" vivi para ver o conceito Mandraka influenciar de novo a…

24 de novembro de 2025

Ela a beijou, e o beijo nao precisava marcar paixão, nem tampouco a promessa de um reencontro

Ela a beijou como a extensão de sua própria carne: tenra, macia, suave, sem pelos…

21 de novembro de 2025

Crônica, por Blima Bracher neste dia da Consciência Negra. Homenagem a Chico Rey, do livro “Lira da Inconfidência “

No meu batuque, se não entro eu, tu não vai entrar Vila Rica de pulsos…

20 de novembro de 2025

Porque insistem, oh velhas pedras?

Porque insistem, velhas pedras, a me sustentarem o corpo? Porque trouxeram-me os tempos de volta…

19 de novembro de 2025

Minha relação de amor e ódio com um senhor italiano nas ruas de Belo Horizonte

Quando o conheci, ele já era um senhor de meia idade. Eu, uma menina recém…

18 de novembro de 2025

Neste novembro chuvoso, trago Lendas Urbanas de BH

Lendas urbanas de BH No alto de um descampado havia uma kafua, onde morava uma…

17 de novembro de 2025

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!